03/07/2015

LADY GAGA NO TOP 5 DOS ARTISTAS QUE MAIS VENDERAM SINGLES NA ERA DIGITAL


A indústria musical sempre passou por diversas revoluções tecnológicas, sendo a mais marcante delas a troca do vinil e das fitas K7 pelos CDs, e esses pelo formato MP3. Com o boom da era digital e a massificação da pirataria virtual, tornou-se cada vez mais desafiador para um artista conseguir vender seu produto e continuar girando a engrenagem da lucratividade que é o grande foco de qualquer indústria. Mesmo em meio a esse "caos", vimos, na metade da década passada, artista que conseguiram nadar contra a corrente da obsolescência fonográfica e ajudaram a fortalecer novamente o mercado musical através da venda de suas músicas digitalmente.

Na indústria fonográfica, single é a canção de um artista considerada comerciável o suficiente para ser lançada individualmente para que possa promover o artista e/ou seu álbum em rádios e outros veículos de divulgação. Como é muito comum nesse meio, conforme o número de vendas de cada single, os artistas vão ganhando certificados (por exemplo, certificado de platina, ouro, etc.)  em reconhecimento ao desempenho de destaque das suas faixas. 

A RIAA é a entidade que concede esses certificados nos Estados Unidos, e essa semana liberou a lista com os artistas que mais ganharam certificados nessa era digital da música. Lady Gaga, é claro, não ficou de fora da lista, aparecendo na 5ª posição com 39,5 milhões de singles comercializados na contagem de certificados. O topo da lista ficou com a Rihanna. Confira o top 5:

1. Rihanna (100 milhões)
2. Taylor Swift (88 milhões)
3. Katy Perry (79 milhões)
4. Kanye West (46,5 milhões)
5. Lady Gaga (39,5 milhões)

0 comentários:

Faça um Comentário

« »